Bússola Virtual

O que se passa na cabeça dos cachorros? Um storytelling que prova: todo mundo têm uma história para contar

Posted on: 23/05/2011

storytelling

Por trás de qualquer storytelling é necessário um bom texto. Um bom roteiro. E uma história envolvente para contar e encantar as pessoas.

O conselho para obter fluência é ler muito e de tudo. Mas por onde começar? Quais são as referências certas? A verdade é que não existe certo ou errado no universo da leitura/escrita. Se você lê com o objetivo imediato de extrair algo para seu storytelling, é provável que a frustração tome conta de seu processo criativo.

Embora as referências para storytelling ainda estejam um pouco primaturas, é necessário observar além da academia.

Um bom manual para quem deseja compreender a arte de contar histórias e articular palavras é o livro de Malcolm Gladwell, “O que se Passa na Cabeça dos Cachorros”.

O livro reúne diversas reportagens de Gladwell publicadas na The New Yorker, divididas em três seções, as histórias vão de um perfil de Cesar Millan, o encantador de cachorros, até uma leitura improvável da indagação “porque existem diversos tipos de mostarda, mas só um tipo de ketchup?”.

O livro permite ainda aprender o modo como se constrói uma narrativa e a composição de personagens e enredos. Um mestre da observação, Gladwell aconselha: “O truque para encontrar boas ideias é se convencer de que todo mundo e todas as coisas têm uma história para contar. Nosso instinto como ser humano é supor que a maioria dos assuntos não é interessante. Um bom escritor, porém, deve lutar contra esse instinto todos os dias”.

Aí vai uma boa indicação para quem deseja contar a história de uma marca com imaginação, narrativas que unem razão e emoção, e sobretudo, um conceito ORIGINAL. 

Esse post foi uma contibuição da Camila Borja. Em breve teremos mais textos bacanas da Camila aqui no blog. =)

Obrigada pela indicação do livro e pelo post!  Gostei bastante, não conhecia o livro e já está na minha lista de leitura. Para quem gostou da recomendação e quer saber um pouco mais sobre a história, clique aqui para explorar uma parte do conteúdo do livro.

Deixe um comentário

Prí Loredo

Gravatar Prí Loredo

Colmeia: O melhor dos blogs
Uêba - Os Melhores Links